*A CIDADE DE CRUZ
Cruz é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú mesorregião do Noroeste Cearense. O município tem 22 887 habitantes (Censo IBGE - 2012)[7] e 334 km². Foi criado em 14 de janeiro de 1985 após ser emancipado de Acaraú através de plebiscito.
Viajamos, em um micro-ônibus, cinco horas de viagem, com vinte e uma pessoas, para a cidade de Cruz a convite da escritora Cris Albuquerque, esposa de José Airton, irmão da Beth, portanto cunhada da escritora Beth Albuquerque. Beth nascida em Cruz, mas morava em Fortaleza e frequentava o grupo de Criação Literária do SESC Fortaleza.
O objetivo da viagem era homenagear a Beth Albuquerque que subiu para outra dimensão. A homenageada fez da sua residência, na cidade de Cruz, a “Casa de Cultura Maria Elizabeth Albuquerque” e uma Biblioteca Pública. O espaço ocupa grande extensão de construção.
O evento foi organizado por Cris Albuquerque de modo bem criativo: primeiro os familiares apresentaram depoimentos ou textos alusivos a vida da homenageada, depois amigos da cidade de Cruz, em seguida os amigos da Criação Literária do SESC Fortaleza, com depoimento ou poesias.
Apesar da saudade e do sentimento de emoção, o encontro entre amigos escritores foi marcante e inesquecível, com bom acolhimento de amizade.
“HINO MUNICIPAL da cidade de Cruz: Junto aos "mares bravios" plantado, por teu povo num feito de glória. Município de Cruz és chamado, neste evento de grata memória. Pra firmar o teu nome no Estado e elevar Teu conceito na história.
Salve, município de Cruz! Força viva da "Terra da Luz". (Bis)
O penhor desta tua riqueza, vem do mar e do chão generoso, tua sede - cidade princesa - moradia de um povo bondoso. E tua praia sem igual na beleza, faz de ti município vaidoso.
A indústria, o comércio atuante, as escolas, a igreja matriz, os teus jovens no estudo constante, almejando um Brasil mais feliz, fazem a terra ainda mais cativante, no progresso que o povo bendiz.
Deus conserve no povo cruzense, o ideal de crescer e servir, pra que esta unidade cearense, fortaleça no seu progredir, o direito que a todos pertence, de viver, de lutar e sorrir”. (Wikipedia)