Apresntação do meu livro
*CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INFANTIL
A partir da leitura do livro Contação de História Infantil, é possível fazermos uma reflexão sobre a oportunidade que cada leitura nos oferece em ampliar o conhecimento de nosso entorno.
Cada leitura proposta neste livro é uma sugestão para os leitores ampliarem seus limites de conhecimentos através de um rico material que, com certeza, vai estimular a capacidade de aprender específica de cada pessoa.
O livro destaca, através da contação de histórias, uma série de conteúdos que, aplicados à família e à sala de aula, ajudam aos pais, professores e alunos a percorrer novos e criativos horizontes sempre contextualizados nos pilares da Educação “Aprender a Conhecer”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a Viver Juntos, a Conviver” e, especialmente, “Aprender a SER!
Nós educadores temos que ter sempre em mente ações que visem promover atividades que estimulam “o sentido da leitura” como um espaço de prazer e de descobertas.
Indubitavelmente é necessário refletir com otimismo que o nosso planeta é maravilhoso, fantástico, cheio de seres inteligentes e criativos. Neste planeta existem pessoas que transbordam seus sonhos e quando compartilham estes sonhos provam que não poderíamos viver felizes se as histórias não existissem.
Vejamos as fábulas, os romances, os contos-de-fadas, as poesias, as comédias todas constituem expressões literárias pelas quais o ser humano expressa seus sonhos, seus anseios, seus desejos, suas fantasias e sua cultura através das histórias.
É fato que não são poucas as pessoas cuja imaginação é um solo fértil que cria uma ou mais histórias rapidamente, entretanto, também é fato, que são poucas as que se esforçam para transmiti-las, conduzindo a imaginação e as emoções de quem as ouve. Considero a professora Sonia Nogueira uma das pessoas que tem este talento e este dom primoroso.
Prof. Dr. Rickardo Léo Ramos Gomes
Assistente Técnico da CODEA/SEDUC
Consultor do BIRD para Laboratórios Científicos
Pesquisador do CNPq
Rickardo Léo Ramos Gomes
Enviado por Sonia Nogueira em 21/02/2016
Alterado em 25/09/2016