*ORIGEM DO BEIJO*
Estava eu no dentista e rasguei a folha de uma revista sobre o beijo.
Não veio junto o nome do autor
•Não sei quem foi o desocupado que instituiu o Dia Beijo. Sim, há uma data oficial para o beijo:13 de abril. Com qual objetivo, ignoro. Assim. Como também ignoro outras tantas invencionices destrambelhadas cometidas pelo Homem. Logo, vão criar dias comemorativos para o bocejo, soluço. Depois, não digam que eu não avisei.
Consta que um único beijo movimenta 29 músculos: 12 dos lábios e 17 da língua. Beijar na, boca também queima calorias, acelera o batimento cardíaco libera um hormônio chamado serotonina, que melhora o humor e produz uma sensação de bem-estar e felicidade. Essa á a noticia boa.
A má, de acordo com os pesquisadores, é que cerca de 250 espécies diferentes de vírus e bactérias, argh, são transmitidas através do beijo. Por isso, nada de sair por ai metendo a boca onde não deve.
Ninguém sabe ao certo a origem do beijo. Alguns acreditam que tenha surgido na Índia, há aproximadamente 4.500 anos. Charles Darwin dizia que o beijo era uma evolução das mordidas que os macacos aplicavam no parceiro antes do arte sexual. Uma terceira teoria aponta as raízes do beijo no modo como as mães alimentavam seus filhos ainda na pré-história: com a boca.
Os mais românticos, porem, juram de pés juntos que quem inventou o beijo foi Hollywood. Em parte,estão certos. Ao transformar o ósculo em alegoria de final feliz, o cinema norte-americano fez milhares de moçoilas ingênuas acreditarem que, com o beijo, poderiam converter qualquer sapo barrigudo em príncipe encantado.
Sonia Nogueira
Enviado por Sonia Nogueira em 13/04/2009
Alterado em 13/04/2009