Colégio Justiniano de Serpa
Sábado Cultural
O Centro Cultural banco do Nordeste tem uma agenda cultural de terça-feira a sábado para adultos e domingo dedicado as crianças. A arte está presente no cinema, musicais, teatro, exposição de artes plásticas, cursos e danças. Todos com entrada franca. Todos os sábados às 15h há Percursos Urbanos. Sábado dia 10 foi um Passeio com Milton Dias. Há um mediador que durante o percurso apresenta a biografia e lê os textos do referido autor.
O trajeto iniciou no Centro cultural a daí partimos para a última morada do autor, o cemitério Parque da Paz. Local que aboliu os antigos túmulos, apenas uma pequena laje e flores. Olhado para o espaço grandioso morado dos mortais parece um jardim, onde reina o silêncio e a contemplação, do nada somos, apenas pó e restos que nem a terra traga, dentes, unhas e cabelos. O mediador, escritor Silas falcão fez a leitura de contos.
Em seguida fomos a casa onde residiu, em frente ao Colégio Justiniano de Serpa, vendida e modificada. O escritor Carlos Vasconcelos fez a leitura de um texto seu homenageando o escritor.
José Milton de Vasconcelos Dias nascido em 1919, Ipu Ceará, faleceu em Fortaleza 1983. Bacharel em direito (1943), Letras (1966), professor secundário no CE e SP, tradutor, diplomado em letras neolatinas. Cursou Faculdade de filosofia. Técnico educação UFCE, secretário UFCE, prof. Titular de Literatura Francesa, UFC. Contista, cronista, ensaísta, orador, jornalista, fundador e membro do Grupo Clã-movimento renovador das letras cearenses. Membro da Academia Cearense de Letras e Associação Cearense da Imprensa. Foi colaborar de revistas e jornais (O Povo, F.) Prêmio Cidade de Fortaleza.
EU ME DIVIRTO
com uma boa estória colhida no cotidiano (não com anedotas). Eu me divirto com crianças, pássaros, circo. Com teatro e cinema (bons)
EU COLECIONO
pára –choques de caminhão. Epitáfios. Prosa e verso sobre sinos. Estórias de domesticas. Prosopopéia.
Sonia Nogueira