Escola do Silêncio
Na ACE, Associação Cearense de Escritores, nós temos um encontro em cada útimo sábado de cada mês. Alguns representantes desta associação se prontificam a fazer palestra sobre determinado assunto.
Sábado, dia 26 tivemos a maravilhosa presença do poeta, escritor, ativista pela paz e não violência e um dos coordenadores do projeto “Fortaleza em Paz. É Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. João Bosco Barbosa Martins.
A palestra foi e não poderia ser diferente, falar sobre “A Paz”. Ele, João Bosco, é todo paz. Parece que a mansidão habita ali, no olhar, no sorriso, nos gestos, no pensamento, no agir. A família, mulher e filha parecem que foram talhadas para acompanhar, conviver e partilhar com o silêncio interior que habita as pessoas desprovidas da agressão que rodeia alguns lares. Do Mundo.
Ouvir este poeta de voz pausada e segura nos transmite pureza de sentimentos, como se o mundo existisse naquele momento somente ali, longe da turbulência da rua, da qual estávamos bem próximos; dos espíritos angustiados pelas drogas, dos crimes sem lógica por apenas um par de calçados ou relógio para suprir a necessidade do organismo faminto de alimento ou de droga.
Pedi um aparte e comentei. Encanta-me sua luta com tanta dignidade e persistência. Quantas etapas dignas de aplausos o homem enfrentou. Da caverna, a subida nas árvores, as palafitas, aos casebres aos palácios; da medicina rude, in natura, ao DNA, ao transplante, a célula tronco nas prováveis curas. Do analfabetismo ao conhecimento dos símbolos, as letras, a cultura do saber.
Entristece-me saber que o mundo evoluiu de maneira lenta, mais agora com a rapidez da tecnologia tudo corre de forma acelerada, e a civilização por onde anda? A barbárie do primitivismo continua intacta. O muro não deu passagem a ponte da cultura e saber
Nada traz a cura para as guerras, assaltos, ódio, crimes hediondos, pistolagem, ganância pelo poder da cédula, pedestal distante, corrupção, egoísmo, desamor. Mostrar que é melhor que o outro.
A luta pela paz seria inglória? Não, cada um fazendo sua parte chega-se ao todo, basta querer e começar hoje, agora.
João Bosco é palestrante da Cultura da Paz, publica livros, com a renda em prol das casas que necessitam de ajuda financeira. Prevenção a Desnutrição, Lar dos Idosos, Instituto de Câncer.
Diálogo da Paz
1. Lutarás pela paz da Gaia.
2. Doarás ao outro em nome da paz.
3. Viverás a palavra de Deus que traz paz.
4. Prepararás para a paz vinda do coração.
5. Construirás a paz da distribuição do pão.
6. Crerás que a paz pode reinar entre os homens.
7. Buscarás o silêncio da paz dentro de si mesmo.
8. Vibrarás com a força da paz e não a paz pela força.
9. Exercitarás a paciência em busca da paz e espírito
10. Será um agente da paz para tornar este mundo melhor.
João Bosco
No Lançamento do seu livro ”Escola do Silêncio”, com a renda para Peter Pan, Associação de Combate ao Câncer, no Shopping Center, eu recitei este poema.
Palavras que Beijam
Nem necessita do toque da pele
Que suga no cheiro inalando o ar
Nem duma mão carícia que revele
A maciez acetinada no despertar
Beijam as palavras quando no olhar
Guarda o desenho como parte viva
Enamorando versos sem afugentar
Dos lábios a canção sem evasiva
Como flor que perfuma no silêncio
Unindo sílaba abraçando frases
Criando laços no decorrer milênio
As palavras beijam com sutileza
As mãos que cultuam rimas bases
Vai as minhas no ósculo da leveza
SoniaNogueira