Foto retirada do google
Ser Feliz
A felicidade é uma busca constante nos seres humanos, em qualquer classe social, nível financeiro, raça, religiosidade, nível cultural. Todos querem e procuram ser felizes. Mas, uma boa percentagem das pessoas é infeliz. Vários são as causas apontadas para cada insatisfação. Álcool, droga, filhos desobedientes, pais que judiam, batem, abandonam, não sustenta o filho, nem assume. Escolha errada para o casamento de ambos os lados.
Então ninguém sabe ser feliz? Por onde começar?
Esta semana estive na casa de uma amiga. A filha está noiva. Faz gosto olhar para o casal. Lindos os dois, de encher os olhos de tanta beleza e juventude. Só vi entre eles sorrisos, atenções, felicidade respirando por todos os poros, planos. Olhei maravilhada e indaguei cá comigo. Por que não durar até a morte os separe, não ser feliz, mesmo nos momentos difíceis, porque há de tê-los, faz parte.
O pensamento buscou a outro episódio na época que eu fazia o curso pedagógico. A mesma sena eu relembro.
Uma jovem e linda amiga estava noiva de um jovem e também lindo rapaz.. Ela levava o crochê para sala de aula enfeitando o enxoval com bicos. Era tanto amor, a felicidade residia na face, no brilho do olhar quando ele vinha buscá-la ao final da tarde.
Terminou o curso. Casaram. Lua de mel. Sim na nossa época havia lua de mel. Hoje o mel vem bem no início, e, os anseios, a expectativa para este momento perdeu o sabor de mel, parece que foi substituído pelo fel.
Passado uns quatro anos encontrei a amiga no centre da cidade. Estava gorda além do normal, sorriso desbotado, sem graça. Abraçamos-nos.
- Como vão os dois pombinhos, amiga?
- Nós somos dois mesmo, eu e meu lindo bebê. Separamos por isso não somos três. Nem indaguei. Caso ela fosse contar a causa da separação a culpa seria só e somente dele. Perguntasse a ele a causa seria só e somente dela. Todas as pessoas são boas, quando nada acontece. Quando surgem os problemas é que vemos o outro lado da moeda. Todos somos juiz e réu e temos autodefesa.
Voltei a olhar para o casal. Quantos anos com vocês, eu pensei. O mundo não tem mais conserto. É daqui para pior. A liberdade voo alto. Quando o homem era o chefe da família e a mulher sem opções, o cabresto não quebrava. Hoje é uma tirinha de papel, basta um pequeno sopro e a casinha de palha esvoaça pelos ares. E junto, a felicidade dos sonhos vira pesadelo. Recomeçar sempre.
SoniaNogueira