* A Importância de Nós
Cada pessoa tem seu valor, em qualquer profissão que excute. Exceto os habitantes deste planeta que ficam à margem do progresso, do bem, da construção do seu país.
Segundo a Bíblia, o maior contador de história da humanidade, o primeiro a ser impresso, o mais vendido, cita: todas as pessoas são iguais perante Deus. Baseado, creio eu, neste princípio sábio, as leis também registraram nos seus artigos. Todos são iguais perante a lei.
Mas sabemos que as classes sociais se dividem, segundo os hindus em castas. Quando analisamos outras nações na divisão em sociedade vemos a mesma classificação. Alta, média alta, média baixa, pobre, paupérrima. Embora com outras palavras.
Nunca vemos o reconhecimento a um pedreiro ou servente pelo grande prédio construído por mãos hábeis e artesanais. Fica a placa homenageando o engenheiro, o arquiteto, o governador em exercício. Para não citar outros profissionais essenciais do anonimato.
Certa vez fui a uma fábrica comprar umas bonecas para a festa das crianças na da minha escola. Tinha um outdoor. “Agradecemos o sucesso desta fábrica ao desempenho laborioso e honesto dos funcionários desta empresa”. Quando entrei elogiei o feito. Nunca vira tão merecida homenagem. Talvez fosse até uma falácia do patrão como incentivo. Mas a intenção mereceu elogio.
Mesmo dentro da mesma classe social há um jogo de interesses. Entra aí então os destacados na sociedade ou cultural ou financeira. Alguém é de valia para outros destaques então escolhamos este, aquele que fique na clandestinidade.
Vi este fato esta semana. Os valores só são reconhecidos se trouxer status para o outro. E por debaixo do pano a sujeira nunca chega às mãos da lavadeira. Todos os meios são uados para puxar o tapete do outro, mesmo que haja valores a vista.
É assim o mundo, uma corrida de interesses, o dinheiro em primeiro lugar o status em segundo o resto que se dane. E daí a força é de quem tem, não de quem quer.
O SER fica apenas na visão Divina o TER na força do poder
sonianogueiara