QUE A PAZ CHOVA NO MUNDO

SoniaNogueira

Arte e Emoção Caminhando

Meu Diário
07/05/2010 11h55
*ARTPOESIA


      
              Artpoesia

A Revista Cultural, ARTPOESIA, ANO X Nº 86 2010, está sendo lançada a cada bimestre. São 32 páginas com Poesias, Curiosidades, Contos, Reflexão, Pesquisa, Humor.
           Recebi convite do escritor Carlos Alberto Barreto, que faz parte da Editoração e Projeto Gráfico e estou participando com o poema “NoTic Tac”, página 09.

Nesta edição o homenageado, está na capa, Mário de Miranda Quintino, (Mário Quintana). Escritor, jornalista e poeta, tradutor de importantes obras literárias. Nasceu em Alegre, Rio grande do Sul. Era um homem solitário e triste. Conhecido pela simplicidade dos seus textos pertenceu à segunda geração do Movimento Modernista.

A coordenação geral é do escritor José da Boa Morte. Colaboraram nesta revista.
André Tralei, SP

-Altair Ramos, AL
-Ângelo Martins, AL
-Antônio Carlos Alves, AL
-Atelmar Alves, AL
-Augusto Carvalho, AL
-Carlos Batista, AL
-Carmelita Costa, AL

- Cosme Evangelista, BA
-Deraldo Aleixo, BA
Ely Sena, BA
Generino Gabriel, BA
-Jorge Carvalho, BA
-José Olívio,Lamartine BA
-Augusto, Lice Soares, BA -

-Lilih Curi, CE
-Luis Natividade, CE
-Malu Ferreira, CE
-Maria do Carmo Silva, CE
-Nilmário Quintela,CE
-Nilson Barreto,CE
-Paulo Teixeira,
-Sonia Nogueira, CE

–Tagid de Oliveira Lage,
-Vera Passos.

A Poesia Existe, Resiste, e Insiste.

Sonia Nogueira


Publicado por Sonia Nogueira em 07/05/2010 às 11h55
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
27/04/2010 12h23
*TARDE CULTURAL

Tarde Cultural




Estamos aqui numa linda tarde, rodeada de árvores, em especial o Baobá, nativa de Madagascar, África. Sua altura varia de 5 a 25 metros e até 7 metros de diâmetros, armazena água no tronco e tem vida longa. O mar, como fundo, onde a vista alcança bem próximo e envia uma brisa suave que envolve a mente em tranquilidade e paz interior.



É a Praça do Passeio Público, em Fortaleza, também chamada de Praça dos Mártires, que a história registrou, com o sangue dos mártires pela Confederação do Equador, 1825: Pessoa Anta, Feliciano Carapinima, Azevedo Bolão, Francisco Ibiapina, Padre Mororó. Palco da sanha que o poder exerce em todas as épocas.



  Lembrei da época e apaguei a sena para falar neste dia, 23 de abril, do lançamento da Feira do Livro Infantil. A praça estava enfeitada de crianças vindas de alguns colégios, para participarem de oficinas de criação literária, oficina de desenho; oficina de fanzine e oficina de contação de história e o lançamento do Concurso Literário Peter Rohl da Câmara Cearense do Livro.
O projeto tem a coordenação do escritor Almir Mota, da Secretaria de Cultura de Fortaleza 
 
SoniaNogueira

Publicado por Sonia Nogueira em 27/04/2010 às 12h23
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
21/04/2010 15h15
*NÃO ME DEIXES
                  
             Não me Deixes

A IX Bienal Internacional do Livro, em Fortaleza, no Centro de Convenções. A homenageada do grande evento foi a escritora cearense, Rachel de Queiroz, nascida em Quixadá. Todas as salas e espaços do evento levavam o nome das obras literárias da autora:

-Salão “O Quinze”, apresentações artísticas, seminários e palestras;

- Espaço “Não me Deixes”, (nome da fazenda aqui na cidade de Quixadá) mostra voluntária de artistas cearenses em homenagem a Rachel de Queiroz;

-Espaço “Dôra, Doralina”, exposição e encontro de autores;

-Auditório “AsTrês Marias”, encontros e palestras;

-Auditório “Caminho de Pedra”, encontros e palestras;

-Arena “Memorial de Maria Moura”, arena multicultural;

-Arena Infantil, SESC “O Menino Mágico”;

-Espaço “João Miguel de Cordel” exposições e atividades artísticas de cordel;

-“Um Alpendre, uma rede, um açude", entrevistas e recepção.

No espaço “Não me Deixes” o grupo CRECE do SESC apresentou em homenagem e escritora um esquete com o tema “Não me Deixes Fora do Quinze,  baseada no livro “O Quinze”. A primeira obra da autora, quando tinha apenas 19 anos.

No elenco: Alque, Sonia, Ines, Airton, Eudismar. Direção Eurico Bivar.
Coordenação de Lúcia Medeiros.Todas as fotos estão no álbum de fotos do site.

 
SoniaNogueira

 

 

 

 

 

 


Publicado por Sonia Nogueira em 21/04/2010 às 15h15
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
19/04/2010 16h42
*NA BIENAL
                
                 Na Bienal

A Bienal Internacional do Livro, em Fortaleza de 09 a 18 de abril de 2010 ocorreu com traquilidade. Multidões de pessoas num vai e vem, num entra e sai de visitantes, a partir das 9:h00m às 22h00m.

Se uma décima parte dos visitantes adquirissem livros estava na hora de afirmarmos que os brasileiros leem e que as crianças estavam com bastante incentivo para escolha do livro infantil ou juvenil.

Estamos aqui num stand de vendas ofertado pala SECULT, Secretaria de Educação e Cultura, na última localização, isto é, no final de todos os stands. Oferta esta feita aos escritores, e pequenas editoras e gráficas, interessadas.

Fazíamos rodízios entre as colegas para que o stand não permanecesse só, com o risco de, na nova Bienal ter a oportunidade de acesso ao projeto. Lá tínhamos apenas livros de contos, crônicas, poesias e infantis. Baixíssima venda. Esta afirmação refere-se ao local onde estávamos. Não tenho dados estatísticos precisos da venda em toda Bienal, nem os mais vendidos ou menos procurados. Reporto-me ao nosso stand.

A criança compra um livro olhando as figuras. Caso o livro apresente figuras bem coloridas e bonitas e a hora da escolha. O menor preço é o escolhido pela mãe. Ela, a mãe, não olha o conteúdo, ao menos com uma rápida leitura ou interrogar do autor a temática do livro, se há um conteúdo educativo, informativo e lúdico ao mesmo tempo.

Nesta tarde estava no stand. Sonia Nogueira, professora, poetisa, escritora; Eliane Arruda, professora, escritora, poetisa e presidente da AFELCE, Academia Feminina de Letras do Ceará; e Fátima Lemos, professora, poetisa, escritora, diretora do Colégio Maria Ester

SoniaNogueira 


Publicado por Sonia Nogueira em 19/04/2010 às 16h42
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
07/04/2010 10h22
SESC Hemiliano Queiroz
    

              
 * SESC Homenagem a Emiliano Queiroz

O SESC Fortaleza situado a Rua Duque de Caxias homenageou o ator cearense Emiliano Queiroz dando seu nome ao teatro. A festa de aniversário ocorreu no dia 30 de março, de 2010, pelos dez anos do teatro. À noite um documentário da vida do ator apresentando todo seu percurso artístico, em seguida um bate papo com Emiliano e gero Camilo, mediado por Ricardo Guilherme. Não faltou o coquetel.

Não vi ninguém pedir autógrafo nem para ser fotografada com o autor, não sei a causa e pensei que, talvez a ator não gostasse. Mas repensei. Quem faz o sucesso do autor é o público. Por que não? Aproximei-me e indaguei se o artista não se incomodaria de fotografar comigo e se eu poderia postar na minha página. – Pois não querida, posso sim, é um prazer ter uma fã tão simpática e atenciosa.

No dia 31 o Espetáculo, Navalha na Carne, dramaturgia de Plínio Marcos com gero Camilo, Gustavo Machado e Paula Cohen, direção de Pedro Granato, encenado no Tetro Emiliano Queiroz com a presença do ator, visto que esta peça foi apresentada há anos pelo Emiliano, quando muito jovem.

O grupo, Abraço Literário, estava representado por alguns membros: Lúicia Medeiros, coordenadora; Sonia Nogueira, Inês Ramalho, Eudismar Mendes e seu companheiro, Airton Soares e sua companheira, João Silas, Carlos Roberto, José Ednardo. 

 A escolha do nome Emiliano para o teatro foi uma escolha bastante feliz e merecedora, para um ator cearense de grade sucesso com uma variedade de trabalhos na TV e no cinema.

 Sonia Nogueira

 

 

 

 

 

 

 


Publicado por Sonia Nogueira em 07/04/2010 às 10h22
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Página 9 de 16 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [«anterior] [próxima»]

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
SONHO É MAGIA DA ALMA